Sexta-feira, 23 de Junho de 2006

Moodliando....

«MOODLE»- Acrónimo de ... 

Modular

Objectc

Oriented

Dynamic

Learning

Environement

Moodle  Moodle     Moodle       Modle ......

Ao procurar saber mais sobre o «Moodle» visitei o site http://www.moodle.univ-ab.pt/moodle e encontrei, em letras garrafais, o seguinte título:« Moodle - Plataforma de E- Learning.

Caros colegas, aconselho-vos a visitar este site que nos disponibiliza informações muito ricas e  curiosas. Por exemplo, fiquei a saber que as teorias de aprendizagem subjacentes ao design e desenvolvimento do Moodle são as teorias construtivistas, ou como os autores referem, a «Pedagogia Socio- construcionista».

Segundo os mesmos autores, o desenvolvimento do Modle protogonizado por Martin Dougiamos extravasa, hoje, o projecto inicial e extende-se a uma enorme diversidade de pessoas e serviços, desde Universidades, a Escolas Secundárias e Primárias, Empresas Privadas e Organoizações sem fins lucrativos, Professores independentes, Alunos, Pais....

A titulo exemplificativo, deixo aqui os seguintes endereços que podem ser consultados:

- Moodle Oficial da Universidade de Évora: www.moodle.uevora.pt

- Moodle da faculdade de Engenharia da Universidade do Porto: www.moodle.fe.up/pt

- Modle da ESE de Viseu: www.esev.ipv.pt/moodle

Esta plataforma de gestão de aprendizagens, pelas suas múltiplas ferramentas de que dispõe, é mais um desafio para nós, no sentido de podermos construir as nossas páginas pessoais ou do Departamento de que fazemos parte ou da  disciplina que lecionamos: o português.

Como um projecto em desenvolvimento com base em  trocas de experiências  múltiplas  , por isso, no construtivismo social, nós os mais recentes Moodler´s, podemos começar com a Superprofessora a envolvermos, como alunos e como docentes, nesta disciplina «em linha» visando a  divulgação de trabalhos, projectos, sonhos.... das nossas escolas, dos nossos países...

publicado por supermargarida às 12:01
link do post | comentar | favorito
6 comentários:
De Nena a 26 de Junho de 2006 às 11:57
Olá Margarida. Também já comecei a pesquisar sobre as potencialidades da Moodle no contexto do e-learning . Não há dúvida de que essas potencialidades superam quaisquer expectativas. São imensas as iniciativas de ensino à distância, perfeitamente adequadas às realidades do nosso quotidiano pessoal e profissional. Fui até ao site da U Beira Interior e descobri uma série de cursos ministrados nestes moldes. Mas fiquei a pensar nas contrariedades deste processo. Onde têm lugar as relações humanas? Entretanto, no desenrolar da pesquisa encontrei o princípio da resposta a esta questão: as propostas de Blended-learning , um processo misto de aprendizagem, que assenta na filosofia do e-learning , mas promovendo situações presenciais entre formador e formandos. Estou maravilhada com este mundo novo! Eis a aprendizagem em construção, de que tanto temos falado na hora do nosso café! Beijos grandes.
De Prof. Maria João Gomes a 3 de Julho de 2006 às 01:19
E-learning, b-learning, m-learning (mobile learning)... muito termos novos. É todo um "admirável mundo novo" que está bem próximo de nós!
Quando às relações humanas... isso não está a ser muito perceptível neste curso porque temos sessões semanais mas já tive experiências de grande riqueza em termos de interacção e de relacionamento em formação essencialmente a distância. Os serviços já existentes de comunicação síncrona e assíncrona podem ser formas bastante eficazes que proporcionar oportunidades de interacção bastante ricas.
De Prof. Maria João Gomes a 3 de Julho de 2006 às 01:14
Fico contente por ver que as tuas investigações te permitiram alargar perspectivas Margarida! Os princípios sócio-constructivistas são suportados por ambientes como a Moodle em grande parte devido às possibilidades de interacção que esta permite - nomeadamente através dos Chats e dos Fóruns de Debate - a também da possibilidade de partilha de documentos (ficheiros) e até de construção colectiva e colaborativa dos mesmo, nomeadamente através do recurso aos wikis .
De Paulo Alves a 3 de Julho de 2006 às 17:19
Bravo, Supermargarida ! Tens trabalhado bastante e as tuas dicas são muito proveitosas. Não há dúvida de que o moodle nos traz um mundo novo de oportunidades para explorarmos. Obrigado pelas tuas sugestões.
De superjoana a 10 de Julho de 2006 às 15:45
Por coincidência, consultei vários dos sítios Moodle que referiste e tenho a mesma opinião, sendo que no site da Universidade Aberta me chamou mais a atenção a existência de um mestrado em Pedagogia do e-learning!! A internet realmente está cada vez mais presente nas nossas vidas e parece que com resultados excelentes. Continua o teu blog...Está bastante interessante, com óptimas reflexões e conselhos pertinentes!
De Português 8E a 12 de Julho de 2006 às 19:37
Superparabéns!
Conseguiste pôr-nos a todos no bolso!! O teu portfólio ficou perfeito... fico feliz por poder apreciar estes progressos.
Tinha ou não razão? Não existem problemas, existem soluções! Os problemas são fantasias da nossa cabeça… pensa nisso.
Não me vou alongar neste comentário pois nós vamos ainda ter muitas oportunidades de comentar o trabalho uma da outra e aprender juntas, sobre novas tecnologias e outros assuntos ligados à educação, em cabo Verde!
Como vês, eu continuo entusiasmada… é só terminar a tese!
Superbeijinhos

Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Junho 2006

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
20
21
22
24
25
26
27
28
29
30

.posts recentes

. Moodliando....

. 11.ª e 12.ª AULAS de 5/0...

. A propósito da Conferênci...

. 19/06/05: Sinto-me outra

. 10.ª AULA 29/05/06: O Moo...

. 9.ª AULA 22/05/06: PowerP...

. 8.ª AULA 15/05/05: Integr...

. 7ª AULA 15.05.06: Estraté...

. 6ª AULA 08.05.06: Reflexõ...

. 5ª AULA 03.04.06: Trabalh...

.arquivos

. Junho 2006

. Março 2006

.links

blogs SAPO

.subscrever feeds